Como adotar o consumo consciente | TAG2U
Ser um consumidor consciente faz bem para o seu bolso e ainda ajuda o planeta. Confira dicas práticas para mudar os seus hábitos de consumo.
5 dicas práticas para adotar consumo consciente no seu dia a dia
Você sabia que no Brasil existe o Dia do Consumo Consciente? Isso mesmo. A data de 15 de outubro foi escolhida em 2009 pelo Ministério do Meio Ambiente, para lembrar as pessoas sobre quais são os riscos de um consumo exagerado.
Um consumidor consciente é aquele que questiona os seus hábitos de consumo e adota práticas cotidianas para evitar os excessos, de forma a reduzir o impacto ambiental produzido.
Mas, essa não é uma escolha que preserva apenas o planeta, é uma forma de reduzir os gastos e gerar economia, tornando as finanças pessoais mais saudáveis.
Vamos falar um pouquinho mais sobre o que é o consumo consciente e te dar algumas dicas para inseri-lo no seu dia a dia.
O que é consumo consciente?
Consumir de maneira consciente é estar sempre atento a tudo o que você consome.
Isso inclui compreender que aquilo que compramos não impacta apenas em nossas vidas, mas na sociedade e no planeta, podendo gerar consequências positivas ou negativas.
É por isso que é tão importante ter atenção aos nossos hábitos, especialmente questionando sobre a real necessidade daquilo que estamos adquirindo.
Conhecer a origem, o processo produtivo, quanto de lixo isso gera, o quanto de água utiliza, qual a vida útil, como é feita a extração de matéria-prima, dentre outras informações, geralmente, são ignoradas na hora da compra, e tudo isso pode impactar na vida das pessoas e no meio ambiente.
Um consumidor consciente se questiona, pesquisa, lê atentamente as embalagens e se informa para ter certeza de que está investindo em algo que seja positivo para todas as esferas econômica, social e ambiental.
Hábitos muito simples como deixar de usar sacola plástica, comprar produtos locais, preferir itens de segunda mão, são práticas que já contribuem nesse sentido. Mas, nós podemos ir ainda mais além, confira as dicas.
5 dicas para se tornar um consumidor consciente
- Planeje sempre as suas compras
Faça listas do que você precisa com antecedência, assim dará tempo para pensar sobre o que é realmente necessário ou não. Sempre que pensar que preciso de algo, coloque na lista e analise bem antes de efetuar a compra.
- Evite tudo o que gera desperdício e poluição
Isso inclui sacolas plásticas, canudos, embalagens não-retornáveis, etc. Todas essas pequenas coisas que estão presentes no dia a dia, são altamente poluentes e nem percebemos. Substitua tudo por produtos reutilizáveis, como as ecobags, por exemplo, que dispensam o uso de sacolas plásticas.
- Prefira comprar itens de boa qualidade e que sejam duráveis.
Lembre-se que consertar, reutilizar e reciclar são atitudes que evitam desperdício e preservam a natureza. Compre o que tem boa qualidade, que seja durável.
- Fique de olho nos locais onde você faz compras
Verifique sempre se o estabelecimento onde você compra adota práticas sustentáveis, como separar o lixo, captar água da chuva para reuso, etc.
- Prefira itens de segunda mão no lugar dos novosAssim você dá uma nova vida ao que poderia ser descartado na natureza e não perde em funcionalidade, muito menos em qualidade. Além disso, é bem mais econômico. Comece aderindo aos móveis de segunda mão. Visite o site da TAG2U e conheça mais sobre essa prática.