Como cuidar do seu ar condicionado

Essenciais em todas as épocas do ano para climatizar os ambientes, o ar condicionado antes considerado sinônimo de conforto, virou um item cada vez mais comum na casa dos brasileiros.

Com temperaturas recordes em decorrência do aquecimento global e efeito estufa, muitas cidades têm sofrido literalmente "na pele" os impactos do forte calor (ano de 2021 foi considerado um dos sete mais quentes segundo os dados do sistema de observação climática por satélite Copérnico).

Com temperaturas acima de 35 graus em diversas cidades do país, a busca por ar condicionado nas lojas tem sido cada vez mais crescente, levando em muitos casos, a falta de estoque dada a grande procura.

Como um carro, não basta apenas adquirir um ar condicionado. É necessário realizar alguns cuidados primordiais para garantir o seu bom funcionamento preservando a saúde de todos (não cuidar do ar pode ocasionar diversos problemas respiratórios, disseminando germes e bactérias).


Ar condicionado: cuidados necessários

1- LIMPEZA DO FILTRO

Cuidado fundamental na manutenção da qualidade do ar, a limpeza do filtro é essencial para eliminar possíveis bactérias, fungos e germes gerando mais economia de energia.

Quando o filtro fica entupido, o equipamento começa a expelir as impurezas no ar, sendo um sério risco à saúde. Há a possibilidade de superaquecimento, aumento repentino na conta de luz e falhas (aparelho desliga sozinho), entre outras.

O indicado para a limpeza é de 15 a 30 dias.
O filtro deve ser trocado a cada 3 meses.

2- LIMPEZA DO DRENO

A observação sem dúvidas é um aliado do cuidado. Quanto mais observarmos o nosso ar condicionado, mais entendemos o seu funcionamento.

Se você notar que de repente está acontecendo um acúmulo de água na bandeja de forma incomum, pode ser um sinal de dreno entupido. O dreno é responsável por extrair a água da parte interna do equipamento mantendo que ele esteja sempre limpo e em ótimas condições.

Se perceber alguma alteração, chame um técnico especializado.


3 -  VERIFIQUE O GÁS

Seu ar condicionado começou a desligar sozinho? Isso pode ser sinal de falta de gás no equipamento.

Elemento importante para que a climatização aconteça, o gás tem a função de retirar o calor da unidade evaporadora e do ambiente interno, conduzindo para a unidade compensadora, sendo liberado então na parte externa do ambiente.

Os problemas gerados podem ser sérios, entre eles superaquecimento, resultando em curto-circuito seguido de incêndio.

Seja qual for o problema, contate sempre um profissional especializado e mantenha o seu ar condicionado como novo e a saúde de sua família sempre em dia.

TAG2U. Desapegue com quem entende em inovar. Empresa amiga do meio ambiente. Procurando um ar-condicionado? Acesse o nosso site e confira as opções disponíveis.
https://tag2u.com.br