Qual a diferença entre madeira, MDF e MDP?
O que é melhor? Madeira maciça, MDF ou MDP? Qual a diferença entre eles? Vale a pena investir? Se você está pensando em redecorar ou está planejando uma reforma, com certeza vai se deparar com algumas escolhas pelo caminho, entre elas a diferença entre as matérias-primas usadas para fabricação de móveis.
Hoje iremos responder essas perguntas, te ajudar a descobrir as diferenças e escolher a melhor opção para você, de acordo com as suas necessidades.
Madeira Maciça
A madeira maciça é a madeira pura, sem acréscimo de aglomerados ou fibras sintéticas. Ela possui alta resistência a danos, como riscos e marcas de batida e tem fácil recuperação.
Além de ser indicada para projetos que tenham necessidades estruturais, também é a melhor opção para móveis que recebem bastante peso ou precisam de maior estabilidade, como mesas, cadeiras e armários de despensa.
Suas características, como cores, texturas e aromas podem variar de acordo com a espécie escolhida e é importante se atentar no momento da escolha, pois atualmente toda madeira maciça legal é proveniente de reflorestamento.
A Madeira maciça deve ser trabalhada de forma correta, para evitar frestas e até mesmo uma peça empenada. Outro ponto de atenção é o peso, pois os móveis de madeira geralmente são pesados, impedindo que sejam facilmente manipulados nos ambientes. Porém, a vida útil de uma peça de qualidade é longa, podendo ultrapassar gerações.
MDF
O MDF (Medium Density Fiberboard), conhecido também como Painel de Fibra de Densidade Média, é uma chapa feita da junção de fibras de madeira triturada, resina sintética e aditivos.
A sua superfície é uniforme e tem baixa porosidade, o que garante um acabamento melhor, podendo ser finalizada com pintura, adesivo, lâminas ou colagens.
Apesar da sua uniformidade permitir que o material seja trabalhado de diversas formas, o MDF não suporta muito peso, e não é tão resistente à umidade, por isso é usado geralmente na parte externa dos móveis, para um melhor acabamento.
MDP
O MDP (Middle Density Particleboard), conhecido como novo aglomerado, é composto de partículas de madeira maciça, resina e aditivos. Tem maior durabilidade, se comparado ao MDF, e possui maior porosidade.
Sua maior porosidade faz com que o material não seja uma boa opção quando o assunto é acabamento, pois sua superfície irregular não recebe bem camadas de tinta ou adesivos e laminas. Mas o material é mais leve que o MDF e é mais resistente à umidade.
O MDP é muito usado para compor a parte externa dos móveis, por conta de sua resistência. Hoje, encontramos no mercado móveis que associam MDF e MDP, o que melhora o custo e associa a beleza do acabamento com a resistência interna.
Como você pôde notar durante este artigo, cada material tem seus prós e contras, bem como finalidades específicas, e sua escolha deve ser baseada em suas necessidades para cada móvel específico, pensando na usabilidade, acabamento e durabilidade.
Agora que você já conhece as características de cada material, sua escolha ficará mais fácil. Mas lembre-se: não importa se é madeira, MDF ou MDP, se você tem um móvel para vender ou quer comprar um móvel usado, fale conosco!