Dicas de restauração de móveis
Os móveis antigos guardam uma riqueza interessante, exclusiva. Carregados de muita história, seu valor sentimental é imensurável se comparado com o seu preço real.
A restauração além de manter viva nossas raízes, a prática ajuda a preservar o meio ambiente gerando um impacto positivo para o orçamento, já que restaurar sai muito mais em conta do que comprar um móvel novo.
Vai redecorar a sua casa? Aposte em móveis usados! Lindos, autênticos e super econômicos, realçam os ambientes de maneira única. Veja nossas opções em TAG2U.
Estilosos, Modernos e Vintage, mesclar o passado com o presente virou um conceito cada vez mais interessante e presente no contexto da decoração atual, deixando as mobílias cada vez mais diferenciadas e personalizadas.
Restaurando seus móveis antigos
1- Selecione primeiramente todo o material necessário para a restauração
Fáceis de encontrar nas lojas de Bricolage, esses materiais serão fundamentais para deixar sua peça incrivelmente única e repaginada: tintas, pincéis, tabuleiro para pintura, solvente para dissolver a tinta, verniz, cola para madeira, betume para madeira, primer para madeira, espátulas, lixas de diferentes grãos, lã de aço, panos, bacia e sabão para limpeza.
Separe também martelo, chave de fendas, pregos, parafusos e chave inglesa. Forre todo o espaço da melhor forma para que não respingue em nada.
Uma grande vantagem é que todos esses materiais rendem bastante podendo ser utilizados em mais peças.
2- Limpe e prepare o seu móvel
Etapa importante para o sucesso na restauração, a limpeza é fundamental para que o móvel tenha melhor aderência aos materiais que serão utilizados. Limpe, desmonte-o o máximo que puder tirando todas as gavetas, puxadores, etc.
Faça toda a remoção da sujeira utilizando um pano macio com água e sabão.
Após realizada a limpeza, remova as camadas de Verniz e de tinta. Para uma camada mais suave recomenda-se uma lã de aço, já para uma camada mais espessa de verniz a utilização de decapante é o ideal.
Aplique a massa de madeira ou betume para tapar possíveis falhas, lixe a massa para ficar uniforme.
3- Escolha: Envernizamento ou pintura
Envernizamento: Após o seu móvel estar limpo, aplique o verniz e deixe secar.
Envernizamento: Mantenha o seu móvel totalmente limpo e preparado. Aplique o primer. O produto garante maior durabilidade e aderência da tinta. Entre o produto e as camadas de tinta passe uma lixa fina suavemente. Espere sempre a camada de tinta secar para passar a próxima demão.
4- Etapa final: Montagem e acabamentos
A última etapa da restauração requer uma atenção voltada para os detalhes.Troque os puxadores, tampos, dobradiças entre outras por novas, fará você garantir um ar moderno e ainda mais charmoso para a sua peça.
Não se esqueça: Restaurar é Reduzir, Reutilizando. Seja sustentável. Preserve transformando. Invista nos restaurados, compre móveis usados com a TAG2U. Saiba mais em TAG2U